quarta-feira, 13 de agosto de 2008

QUEM SOMOS

A escola de Ensino Fundamental Joaquim Antônio da Silva, situada na comunidade de Catú- Horizonte - Ceará, foi fundada em 30 de Dezembro de 1996, e no ano de 2003 passou a funcionar como Escola em Tempo Integral. No início foi um desafio, mas agora é um ideal. Oferecemos atualmente o Ensino Fundamental na modalidade de 1º, 2º, 3º ano.

O papel da escola é promover o desenvolvimento integral das crianças. Considerando-a em sua condição multidimensional, não apenas na sua dimensão cognitiva, e compreendendo cada criança como sujeito que possui sentimentos e está inserido num contexto de relações. A Escola Joaquim Antônio da Silva busca cumprir esse objetivo, através do planejamento, onde pensamos juntos sobre as atividades que possam contemplar as necessidades de nossos educandos.

Quando nossa escola foi escolhida para participar do Projeto Escola em Tempo Integral, nos vimos na eminência de abrirmos uma discussão sobre o que é Escola em Tempo Integral, onde os problemas e as dúvidas que enfrentamos são discutidos no cotidiano e nos encontros semanais, nossos objetivos de estudo são temas que refletem a nossa prática docente. Hoje compreendemos ser a escola um espaço que tem uma função educativa, que promove aprendizagens significativas, não apenas para a vida futura e adulta das crianças mas também para a vida que é vivida no aqui e agora no ambiente escolar. O momento de escolarização não se dá em parte da vida, portanto ele só poderá se realizar, ao se construir num espaço vivo e pulsante para todos os envolvidos.

Por esta razão entendemos que as crianças de 6 à 8 anos necessitam desenvolver-se num ambiente que possibilite sua formação integral evidenciando as dimensões físicas, efetivas, cognitivas, éticas, sociais e culturais. Acreditamos que os conteúdos curriculares devam ser construídos a partir da vida prática de nossas crianças, porque ninguém consegue compreender um amontoado de informações sem nenhuma relação com a própria vida, Rubens Alves já dizia que “o corpo não suporta carregar o peso de um conhecimento morto que ele não consegue integrar com a vida”.

E é neste sentido que percebemos a importância deste projeto que se tornou num instrumento que possibilita a efetivação das ações, metas e objetivos desejados por todos nós. Onde compreendemos que nosso maior desejo é trabalhar a criança tornando-a numa pessoa capaz de tomar decisões, que desenvolva a capacidade de lidar com o conhecimento, desempenhando seu papel enquanto sujeito do processo de ensino e aprendizagem e sendo, sobretudo uma criança feliz.


JUSTIFICATIVA


O Projeto Escola em Tempo Integral tem a preocupação de oferecer a criança condições, onde ela possa desenvolver-se em sua totalidade. E dentro desta perspectiva entendemos que cada criança é um ser único, que tem um ritmo próprio de aprender, pois queremos desta forma garantir a permanência da criança nesta escola, onde compreendemos que a criança é o ponto de partida para a concretização da nossa prática docente, sendo assim a escola deverá organizar seus espaços para que a família e a comunidade possam colaborar emitindo opiniões e construindo juntos esta proposta. Democratizar as relações existentes na escola pressupõe a democratização do acesso a todos os meios disponíveis para as situações de aprendizagem.

A escola encontra-se numa área rural, onde as crianças têm pouco acesso ao lazer e a uma educação baseada nos princípios de infância. Por isso, introduzimos aos nossos projetos, atividades lúdicas e atrativas, fazendo com que o aluno tenha prazer em permanecer na escola evitando assim o índice de evasão escolar.

A proposta de Educação em Tempo Integral e o Projeto Político Pedagógico retratam a identidade da escola, fazendo com que as ações da escola sejam condizentes com as necessidades educacionais colocadas por seus contextos específicos.

MISSÃO


Garantir a todos uma escola que ofereça qualidade no ensino de educação básica, que caminha lado a lado com a comunidade ressaltando a igualdade de oportunidades e eficácia na ação educativa, visando uma sociedade mais democrática e humana diante dos desafios do mundo moderno. Ampliar as oportunidades e situações que promovam aprendizagens significativas, enriquecimento cultural, cumprindo com a função social da escola.


VALORES DA ESCOLA

· Compreender que a criança é um ser integral e não o tempo que ela permanece na escola, trabalhando os aspectos da formação nas dimensões motoras, cognitivas, afetivas, sociais, culturais e ética;

· Formar pessoas conscientes, participativas, mais justas e solidárias;

· Estimular o trabalho coletivo incentivando o espírito solidário;

· Ressaltar a importância do respeito para conviver melhor com as diferenças;

· Garantir a todos a mesma dignidade para o exercício da cidadania;

· Exercer com compromisso e eficácia os serviços oferecidos à comunidade escolar;

· Possibilitar situações educacionais de produção e socialização de conhecimentos para que aluno sinta-se sujeito do processo de construção da cidadania.


Equipe Pedagógica e de Apoio

Diretora: Eliane Rodrigues da Silva

Coordenadora Pedagógica: Vanier Leite Santiago

Professoras:

Carolina Abreu

Maria Erilene Vieira Rocha

Maria Ivonete Guerra

Vanesca Leite Santiago

Valneide Melo Lima

Secretária: Elissandra Lopes de Queiroz

Digitadora: Maria Leila Moura Miranda

Auxiliar de Serviços Gerais: Cândida Maria da Silva

Marina Sousa França

Merendeira: Lucimar de Sousa Silva

Matilde Vieira de Assunção

Vigias:

Francisco Jairo Lucas Campinas

João Assunção Neto

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