quarta-feira, 13 de agosto de 2008

PESQUISA SOBRE AS CONDIÇÕES DE VIDA DAS CRIANÇAS DO LUGAR





A turma do 3º ano da Escola em Tempo Integral Joaquim Antônio da Silva, com o apoio da professora Vanseca Santiago, organizou uma visita à comunidade do Catú para realizar uma pesquisa sobre as condições de vida das crianças do lugar. O objetivo da pesquisa é descobrir como as crianças estão sendo acolhidas e como estão crescendo no semi-árido.

Na pesquisa abordamos temas ligados a amamentação, registro de nascimento, água para o consumo, mortalidade infantil, freqüência escolar, assistência médica, destino do lixo, saneamento e reaproveitamento da água.

Com esta vivência foi possível observar que na maioria das casas visitadas não há crianças de até seis meses e nas casas que existem, elas estão sendo amamentadas. As crianças possuem registro de nascimento e na maioria dos casos o nome do pai consta no registro de nascimento da criança.

A água que abastece a casa, inclusive a que é usada para o consumo vem da Cagece (Companhia de Água e Esgoto do Ceará), a família já considera o tratamento da água feito pela Cagece adequado e a consomem. Em apenas uma residência fomos informados que a água era coada antes de ser consumida, as famílias nos falaram que não contam com saneamento e geralmente as águas usadas em casa escorrem para o quintal, não existe o reaproveitamento da água para outro fim, exceto no caso de uma família que reaproveita a água para aguar as plantas do jardim (ornamental) e do quintal (frutíferas).

Quanto a mortalidade infantil constatamos que de todas as casas visitadas em nenhuma ocorreu o falecimento de crianças antes dos 5 anos de idade. Todas as crianças em idade escolar estão matriculadas na escola.

Observamos também a existência de espaços e sombras nos quintais das casas para as crianças brincarem.

Quanto à assistência médica fomos informados que existe dificuldade para o acesso, já que a própria comunidade não conta com um Posto de Saúde e é necessário se deslocar para o posto mais próximo na localidade do Catolé ou para sede do município, necessitando de transporte para locomoção.

Para finalizar a pesquisa também ficamos sabendo o destino do lixo produzido pelas famílias. Eles são armazenados em sacolas plásticas, jogadas no contêiner, aguardando o recolhimento do carro do lixo. Em apenas uma das residências constatamos que o lixo era queimado o que nos causou preocupação já que isso causa danos ao meio ambiente.

Ao retornarmos à escola fizemos uma avaliação do processo identificando os sentimentos, aprendizagens e descobertas da turma. As crianças pouderam expor suas idéias em relação as condições de vida do lugar, os cuidados que devemos ter com o planeta e também tiveram a oportunidade de registrar através de produções de texto as experiências vividas.

Nenhum comentário: