quarta-feira, 13 de agosto de 2008

DOCUMENTAÇÃO SOBRE A HISTÓRIA DAS ÁGUAS DO LUGAR



Convidamos uma pessoa idosa da comunidade que viveu no local (Catú - Horizonte - Ceará) desde a infância para visitar a nossa escola. Dona Maria Isabel de Souza, mais conhecida como dona Nenzinha, de 65 anos de idade, atendeu o nosso convite e nos prestigiou com todo o seu carisma e atenção.

A turma do 2º ano, com o apoio da coordenadora da escola organizou uma entrevista com as perguntas sugeridas no roteiro Educação para a convivência com o semi-árido, entre outras elaboradas pelas crianças para documentar a história das águas do lugar.

Dona Nenzinha com toda sua simpatia e lucidez relatou para a turma que em sua infância o acesso à água era muito difícil, como não tinha água encanada para se conseguí-la para o uso doméstico era necessário caminhar longas distâncias e voltar com uma lata d’água na cabeça, peso muito maior que o corpo de uma criança pode suportar. A água era retirada de cacimbões ou da lagoa. A água da referida lagoa algumas vezes era suja de barro devido a escassez das chuvas na época da seca, porém quando o inverno era bom a água ficava aparentemente limpinha, já que não se observava a sujeira de materiais descartáveis, plásticos, vidros e outros tipos de poluição como se vê hoje, lembra ela.

Os peixes eram abundantes e podia se ver vários tipos, entre os citados por nossa entrevistada estava o cará pé-duro, traíra e curimatã, também no açude do seu avô (um pouco mais distante) existia também o cumurupim. Este referido açude é hoje o açude Pacoti, os antigos donos foram indenizados pela companhia de água do ceará.

Ela lembrou com saudade da infância e disse que era muito bom tomar banho na lagoa (ressaltou que antigamente era limpa, transparente), hoje ela tem vontade, mas não tem coragem por conta da sujeira. Dona Nenzinha nos falou também que a poluição iniciou com a chegada das fábricas e com a falta de educação do povo. Para finalizar nos informou que a água chegou às torneiras com a emancipação do município há 24 anos atrás.

Foi uma atividade muito rica e descontraída, as crianças demonstraram interesse e curiosidade pela história de vida da nossa convidada, finalizamos a entrevista com várias fotos para ficar registrado esse momento de grande valor educacional para nossas crianças.

Nenhum comentário: