quarta-feira, 13 de agosto de 2008

PROJETO ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL

É um modelo de escola organizado em períodos escolares de 8 horas, com atendimento voltado para crianças de 6 a 8 anos. Nelas o tempo é organizado a partir das necessidades dos ciclos de vida. A ênfase da proposta pedagógica recai no trabalho com as diferentes dimensões da formação humana: afetiva, cognitiva, motora, social, cultural e ética.

A referência como escola em tempo integral incide muito mais sobre a integralidade do ser, que sobre a carga horária adotada. A proposta pedagógica tem como princípio teórico metodológico o sócio-interacionista, no qual a criança é levada a construir seu relacionamento a partir da relação com outras crianças, desenvolvendo assim suas competências o que pressupõe assumir uma pedagogia ativa e cooperativa em sala de aula, trabalhar por projetos, por tarefas complexas e desafios que incitem os alunos a mobilizar seus conhecimentos.

A escola é um lugar onde o aluno tem direito a ensaios e erros, onde possam expor suas dúvidas, explicitar seus raciocínios e tomar consciência de como se aprende.


CONTEXTO DE CRIAÇÃO


O Projeto Escola em Tempo Integral foi implantado na localidade do Catú em 2003. O projeto veio com a proposta de desenvolver um modelo de escola que conseguisse revitalizar o espaço, dar novo significado a prática educativa e possibilitar o acesso da comunidade a bens culturais diversos.


METODOLOGIA


· Experiência pautada na Escola Plural de Belo Horizonte;

· Desconstrução do modelo de seriação (dos conteúdos, avaliações);

· Realização de reuniões com as famílias para discussão da proposta;

· Princípios teóricos metodológicos sócio-construtivista;

· Participação ativa da criança na construção do conhecimento;

· Espaço de trabalho determinado pelas atividades;

· Pedagogia de projetos;

· Acompanhamento e registro dos avanços e dificuldades das crianças;

· Estudos de textos, socializando no coletivo de professores com a intenção de fazer-mos reflexões sobre nossa prática pedagógica;

· Trabalho com oficinas pedagógicas realizadas mensalmente, com objetivo de integrar as crianças, oferecendo momentos de aprendizagem trabalhando de maneira lúdica.


ESPAÇOS E VIVÊNCIAS


O planejamento das atividades é o fator determinante para a utilização dos espaços existentes na escola e em seu entorno. Assim as atividades acabam por reorganizar a rotina das crianças que exploram e vivenciam experiências significativas para a construção de diferentes aprendizagens: conceituais, procedimentais e atitudinais.


OBJETIVOS GERAIS


· Promover o desenvolvimento de competências e habilidades na aprendizagem de atitudes, de valores de normas;

· Respeitar a religiosidade como um dado da herança histórica do ser humano e mais especificamente um dado da cultura do povo brasileiro e nordestino;

· Desenvolver a linguagem escrita na perspectiva do aluno escritor capaz de produzir textos com diferentes propósitos comunicativos;

· Compreender e respeitar a si, aos outros e ao meio ambiente;

· Compreender e respeitar as diferentes culturas, costumes e tradições da sociedade, valorizando-os e preservando-os;

· Desenvolver o pensamento lógico-matemático de modo a estabelecer relações entre dados, fatos, fenômenos e conhecimentos empregando conceitos de interpretação e reflexão critica sobre a realidade.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS


· Assegurar a participação da família na escola;

· Favorecer intercâmbio entre as “Escolas em Tempo Integral;

· Proporcionar oficinas artísticas e culturais;

· Realizar grupo de estudo sobre a prática docente;

· Fazer acompanhamento diferenciado respeitando os níveis de aprendizagem;

· Fornecer elementos para que a criança conheça seus limites, suas competências e manifestações culturais;

· Promover a participação das crianças portadoras de necessidades especiais nas atividades escolares;

· Conviver de maneira harmoniosa, respeitando a si e ao outro dentro de suas diferenças religiosas, físicas e culturais;

· Resgatar os valores da formação humana através de projetos.

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