sexta-feira, 7 de outubro de 2011

FLORESTA DO CURIÓ: A MATA ATLÂNTICA DE FORTALEZA









No dia 16 de Setembro, alunos e professoras da Escola Joaquim Antônio da Silva, foram conhecer a Floresta do Curió, em Fortaleza (CE). Criada através do Decreto Estadual nº. 28.333, de 28.07.2006, a ARIE (Área de Relevante Interesse Ecológico) do Sítio Curió tem o objetivo de preservar a diversidade biológica e o meio ambiente especialmente em áreas da Região Metropolitana, ainda dotadas de valiosa biodiversidade de flora e fauna. A Floresta do Curió é aberta á visitação pública, é um espaço especialmente protegido, pois é o último enclave de Mata Atlântica na Capital Cearense. É formada por um maciço florestal denso de porte elevado com características de floresta úmida em plena Zona Urbana, proporcionando um micro clima bastante significativo para a região, servindo de Zona de conforto térmico.
A Floresta do Curió abriga 57,35 hectares é um espaço aberto para produção do conhecimento, uma verdadeira sala de aula ao ar livre. Por isso o Instituto Natureza Viva dotou a área de infra-estrutura para lazer e pesquisas. Além das trilhas com 2.039 m, 2.459 m e 2.680 m, há o Centro de Referência e Informação Ambientais (CRIA), onde poderão ser ministrados cursos, palestras e aulas práticas através do convênio com escolas e universidades.
Um dos exemplos de apoio é do Grupo YPIÓCA ao meio ambiente está concretizado no Instituto Natureza Viva, organização sem fins lucrativos, fundada em Março de 2006 e reconhecida pelo Governo Federal como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Tendo como atividade fim a educação, preservação e conservação do meio ambiente, o Instituto atua no sentido de promover o desenvolvimento sustentável por meio de pesquisas de desenvolvimento de projetos.

Nenhum comentário: