domingo, 7 de março de 2010

COOPERAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICO

RELATÓRIO DE COOPERAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICO A ESCOLA APOIADA EEF RAIMUNDO SOTERO DE MOURA


A Escola Joaquim Antônio da Silva recebeu do Governo do Estado do Ceará o Prêmio Escola Nota Dez em reconhecimento ao trabalho realizado com os alunos do 2º ano que alcançaram índice desejável na avaliação do SPAECE- ALFA, referente ao ano de 2008.
Como tarefa para conquista integral do prêmio, ficamos responsáveis por desenvolver ações pedagógicas em uma escola que obteve índice não satisfatório nessa avaliação. A EEF Raimundo Sotero de Moura em Pacajus, foi a escola apoiada.
Socializamos com a Escola Raimundo Sotero nossas experiências diárias fazendo demonstrações dos projetos realizados na escola com o objetivo de compartilhar as vivências em leitura e escrita que ajudaram nossas crianças a alcançar o bom resultado na avaliação SPAECE-ALFA.
Realizamos dez visitas cada uma com propósitos diferenciados:
Na primeira visita procuramos conhecer a realidade da escola e constatamos que a freqüência irregular dos alunos era um fator fundamental que prejudicava a aprendizagem dos alunos. Também conhecemos o projeto ALFA e BETO desenvolvido pelo município e trocamos experiências a partir do projeto Lendo você fica sabendo, sugerindo atividades que favoreçam a leitura e escrita;
Na segunda visita observamos a prática da professora Conceição do 2º ano, percebemos que as atividades propostas são eficientes e promovem a integração dos alunos. Com isso, constatamos a familiaridade com o projeto Alfa e Beto e o interesse da equipe pedagógica da escola para elevar o índice do SPAECE – ALFA em 2009;
Na terceira visita levamos os alunos da Escola Joaquim Antônio para prestigiar os trabalhos desenvolvidos na Feira de Ciências com o tema: Combate a dengue, foi um momento rico de interação entre as escolas;
Na quarta visita com o objetivo de conhecermos o nível de leitura e escrita das crianças da Escola Raimundo Sotero, foi realizado o diagnóstico e através dele constatamos que em média 65% dos alunos são leitores o que comprova o envolvimento de todos os profissionais no processo de alfabetização das crianças;
Para incentivar a prática da leitura de forma prazerosa, levamos na quinta visita para a Escola Raimundo Sotero o Projeto Eu sou cidadão – Amigos da Leitura com o objetivo de divulgar e incentivar práticas de leitura;
Na sexta visita fomos apresentar o projeto Correio Amigo para o grupo Gestor e Professores. Nesse momento solicitamos a listagem dos nomes dos alunos do 2º ano para que os nossos alunos pudessem escrever cartinhas para as crianças da Escola Raimundo Sotero;
O projeto Sacola da Leitura foi uma das ações compartilhadas na sétima visitação a Escola Raimundo Sotero. Com ele os alunos puderam vivenciar a contação de história pelos próprios colegas, cada aluno poderá levar o livro para casa e contar a história para seus familiares, esse projeto visa proporcionar a interação da aprendizagem com as famílias dos alunos;
Na oitava visita demos continuidade ao projeto Correio Amigo, dois alunos da Escola Joaquim Antônio levaram as cartas escritas pela turma do 2º ano desta escola para os alunos da Escola Raimundo Sotero. O Projeto Correio Amigo visa estabelecer práticas ao uso da escrita de forma lúdica proporcionando vínculos de amizade;
A ação desenvolvida na nona visita foi o Baú da Leitura, através dele pudemos demonstrar que é possível desenvolver e ampliar o gosto e o hábito da leitura proporcionando momentos prazerosos e divertidos;
Na décima e última visita levamos apresentações de slides com fotos onde os alunos e a equipe pedagógica pôde visualizar os ricos momentos que passamos juntos nessa busca pela melhoria da Educação.
Esperamos ter contribuído e temos a certeza de que muito aprendemos e ensinamos aos professores e alunos da Escola Raimundo Sotero.

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