É um modelo de escola organizado em períodos escolares de 8 horas, com atendimento voltado para crianças de
A referência como escola em tempo integral incide muito mais sobre a integralidade do ser, que sobre a carga horária adotada. A proposta pedagógica tem como princípio teórico metodológico o sócio-interacionista, no qual a criança é levada a construir seu relacionamento a partir da relação com outras crianças, desenvolvendo assim suas competências o que pressupõe assumir uma pedagogia ativa e cooperativa em sala de aula, trabalhar por projetos, por tarefas complexas e desafios que incitem os alunos a mobilizar seus conhecimentos.
A escola é um lugar onde o aluno tem direito a ensaios e erros, onde possam expor suas dúvidas, explicitar seus raciocínios e tomar consciência de como se aprende.
CONTEXTO DE CRIAÇÃO
· Experiência pautada na Escola Plural de Belo Horizonte;
· Desconstrução do modelo de seriação (dos conteúdos, avaliações);
· Realização de reuniões com as famílias para discussão da proposta;
· Princípios teóricos metodológicos sócio-construtivista;
· Participação ativa da criança na construção do conhecimento;
· Espaço de trabalho determinado pelas atividades;
· Pedagogia de projetos;
· Acompanhamento e registro dos avanços e dificuldades das crianças;
· Estudos de textos, socializando no coletivo de professores com a intenção de fazer-mos reflexões sobre nossa prática pedagógica;
· Trabalho com oficinas pedagógicas realizadas mensalmente, com objetivo de integrar as crianças, oferecendo momentos de aprendizagem trabalhando de maneira lúdica.
ESPAÇOS E VIVÊNCIAS
O planejamento das atividades é o fator determinante para a utilização dos espaços existentes na escola e em seu entorno. Assim as atividades acabam por reorganizar a rotina das crianças que exploram e vivenciam experiências significativas para a construção de diferentes aprendizagens: conceituais, procedimentais e atitudinais.
OBJETIVOS GERAIS
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Assegurar a participação da família na escola;
Nenhum comentário:
Postar um comentário