segunda-feira, 28 de maio de 2012

FESTA DAS MÃES








No dia 11 de maio comemoramos o dia das MÃES da Escola Joaquim Antônio da Silva com muita alegria. Preparamos um delicioso café da manhã para recebê-las na Instituição. Iniciamos com uma mensagem em homenagem a elas, em seguida servimos o lanche e logo após fizemos brincadeiras, onde as mesmas se divertiram bastante tornando este momento divertido e prazeroso. Encerramos com a entrega de presentes patrocinados pela Primeira Dama do Município Jô Farias.

domingo, 27 de maio de 2012

EDUCAÇÃO FÍSICA






Durante a semana os alunos da EMEF Joaquim Antônio tem aula de Educação Física com a   Professora     Liliane Mesquita, a mesma desenvolve jogos e brincadeiras com os seguintes objetivos:
-      Resgatar valores humanos como amizade, cooperação, solidariedade e respeito;
-     Favorecer a interação entre os alunos e o meio ambiente; 
-     Construir regras, normas e atitudes positivas;
 -      Ampliar as oportunidades de desenvolvimento psicomotor, cognitivo e socioafetivo; 
 -     Formar cidadãos críticos, participativos e cientes no seu papel na sociedade, visando a torná-la mais justa e democrática;

“A aprendizagem depende do vínculo criado entre o professor e aluno. Em relação de segurança e cumplicidade, aprendizagem acontece de forma mais eficiente, prazerosa e duradoura.”É preciso mais que um conhecimento metódico de técnicas de dar aulas para formar um educador{...}Uma relação educativa pressupõe o de conhecimento próprios e alheios” (Freire,1989).

domingo, 13 de maio de 2012

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA COMUNIDADE







Semanalmente (quarta-feira) no horário da manhã alunos e professoras da Escola Joaquim Antônio da Silva realizam nas residências da comunidade contação de histórias para as famílias. Esta atividade faz com que os envolvidos passem a considerar importante a leitura dentro e fora da escola, ampliando o conhecimento dos educandos quanto à leitura explorando diferentes caminhos para a formação de leitores.

TEMPO PARA LER









Tempo para ler é uma atividade que acontece geralmente nas terças-feiras no período da tarde(durante uma hora), todos os profissionais da Escola participam deste momento incentivando nossos alunos para importância da leitura em nossas vidas, cada profissional organiza um grupo de crianças  em um espaço agradável da Escola oferecendo diversos tipos de leitura. O objetivo maior desta ação é criar na escola um circuito de leitura, alunos lendo, produzindo e contando histórias diante de outros alunos, harmonizando assim a socialização do saber, através da reflexão e trocas de experiências de leitura.

PALESTRA SOBRE HIGIENE BUCAL






      No dia 04 de maio ,Dr. Eugênio, dentista do Posto de saúde da comunidade Malcozinhado, que também atende a nossa comunidade, realizou uma palestra sobre Higiene Bucal, relatando a importância da escovação, usou um vídeo super engraçado, falando do modo correto de escovar e fazer a limpeza dos dentes evitando assim problemas mais sérios.
      Em seguida aplicou fluor em todas as crianças. Semanalmente todos os nossos alunos são atendidos para tratamento dentário no Posto de Saúde do Malcozinhado.

ENCERRAMENTO DO BAÚ INTINERANTE 1º BIMESTRE






No dia 25 de abril Valneide Melo Lima Coordenadora do Projeto Baú Intinerante, organizou uma dramatização Jornal Nacional da Escola com os apresentadores Lucas Bonner e Júlia Poeta que relataram tão bem a Declaração Universal dos direitos humanos de Ruth Rocha e Otávio Ohot, após a apresentação a Professora Valneide falou sobre a importância do Baú e convidou os pais que estavam presentes a ler para os seus filhos ainda não alfabetizados ou pedir que as crianças maiores recontassem as histórias lidas na escola incentivando-os a leitura.Este projeto garante que todos os alunos possam se expressarem e se apresentarem de forma dinâmica.


REUNIÃO DE PAIS



  No dia 25 abril de 2012 preparamos um encontro de pais, professoras e núcleo Gestor da Escola Joaquim Antônio da Silva, para falarmos de assuntos referentes a rotina da escola. Iniciamos com a leitura do texto o nó do afeto pela coordenadora pedagógico Ivonete Guerra, onde os presentes puderam refletir sobre a relação familiar com seu filho(a), em seguida a professora Valneide Melo organizadora da biblioteca expôs aos pais que os livros podem ser emprestados aos mesmos, incentivando-os a fazerem parte deste mundo encantado que é a leitura, depois a diretora Eliane Rodrigues falou sobre o desenvolvimento de aprendizagem dos filhos e pediu a parceria de todos para trilharmos juntos nesta caminhada.





PROJETO EU SOU CIDADÃO AMIGOS DA LEITURA







 No dia 20 de abril, levamos todos os alunos ao CEI JOSÉ ANTÔNIO DA SILVA(PROFº  SENA) na localidade de Catolé, para fazer uma apresentação teatral com a contação da história: SAPO SASSÁ E A SÁBIA  SÁBIA SINHA, da autora Arlene Holanda.... As alunas Marysa Rabêlo e Jamilly Lucas fizeram uma belíssima apresentação, incentivando as demais crianças o hábito da leitura de forma prazerosa e criativa.

DIA DO LIVRO







No dia 16 de abril, a Coordenadora do Projeto Eu Sou Cidadão Valneide Melo Lima, preparou uma apresentação da Poesia: CAIXA MÁGICA DE SURPRESA, do autor Elias José, com a aluna Rayssa Jossara caracterizada de Emília, onde a mesma fez a leitura da poesia de forma dinâmica.

 Um livro
É uma beleza
É uma caixa mágica
Só de surpresa

Um livro
Parece mudo
Mas nele a gente
Descobre tudo

Um livro tem asas
Longas e leves
Que de repente
Levam a gente
Longe, longe

Um livro
É um parque de diversões
Cheio de sonhos coloridos
Cheio de doces sortidos
Cheio de luzes e balões

Esta apresentação foi em comemoração ao DIA DO LIVRO, que tem como um dos grandes autores da Literatura Infanto-Juvenil Monteiro Lobato. Ele escreveu sobre o futuro da nação, suas obras são direcionadas às crianças: o livro do Sítio do Pica-Pau Amarelo, Boneca Emília, Cuca, Saci, Pedrinho, Narizinho. Para o mundo Lobato é um dos mais brilhantes escritores.

FESTA DA PÁSCOA







No dia 04 de abril, na Escola Joaquim Antônio da Silva comemoramos com nossos alunos a Páscoa, que é uma festa Cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. É o dia Santo mais importante da religião. Iniciamos com a leitura de uma mensagem o Sentido da Páscoa, em seguida apresentação de um coral com os alunos do 1º ano, dramatização: A Coelhinha Gulosa com os alunos do 2º ano e uma dança: A Celebração da Páscoa com os alunos do 3º ano, encerramos com um delicioso lanche.