domingo, 20 de novembro de 2011

I LEVA E TRAZ DE LEITURA E CULTURA

Visita ao Teatro José de Alencar / Fortaleza - Ce











No dia 04 de novembro, levamos todos os alunos da Escola Joaquim Antônio da Silva para conhecerem o belíssimo TEATRO JOSÉ DE ALENCAR, e sua história. O mesmo foi inaugurado oficialmente em 17 de junho de 1910 e apresenta arquitetura eclética, sala de espetáculo em estilo art noveau, auditório de 120 lugares foyer, espaço cênico a céu aberto e o prédio anexo, com dois mil metros quadrados, que sedia o Centro de Artes Cênicas (CENA);o Teatro Morro do Ouro, com a capacidade para 90 pessoas; a praça Mestre Pedro Boca Rica, com palco ao ar livre e capacidade para 600 pessoas; a Biblioteca Carlos Câmara; a galeria Ramos Cotôco; quatro salas de estudos e ensaios; oficinas de cenotécnica, de figurino e de iluminação; curso Princípio Básicos de Teatro. As crianças tiveram uma experiência rica de informações,foi um momento muito agradável.


segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Bate-papo com a autora Katy Silva














No dia 26 de outubro, nossos alunos receberam na Escola a visita da autora Katy Silva da Coleção Ler,Ouvir, Contar. A aluna Haíssa fez a abertura do encontro com a leitura de uma Poesia, em seguida um grupo de alunos para homenagea-lá fizeram uma apresentação teatral sobre a historinha de sua autoria ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, ECA! A mesma ficou muito emocionada ,após a apresentação Katy Silva relatou sobre sua história de vida e de escritora como tudo começou , respondeu as perguntas feitas pelas crianças e para finalizar presenteou todos os alunos com um livro de história “O PIPOQUEIRO ZÉ.”


Semana do Livro




VISITA A CASA JOSÉ DE ALENCAR




José Martiniano de Alencar, foi jornalista, político, advogado, orador, crítico, cronista, polemista, romancista e dramaturgo brasileiro, formou-se em direito e em 1856 publica o primeiro romance CINCO MINUTOS, seguido de A VIUVINHA em 1857. Mas é com o Guarani em 1857 que alcancou notoriedade.
No dia 20 de Outubro, alunos e professoras foram conhecer a CASA JOSÉ DE ALENCAR e sua história. Ao chegarmos fomos recebidos pela guia Marta que nos conduziu a sala da PINACOTECA onde apreciamos vários quadros sobre as histórias de José de Alencar contadas nos livros em seguida fomos para outra sala com a história de IRACEMA, depois conhecemos as ruínas de engenho e para concluirmos a visita adentramos na casa onde JOSÉ DE ALENCAR nasceu. Finalizamos o passeio com um lanche especial.

Dia do Professor







Na semana que antecede o dia do Professor, as professoras da ESCOLA JOAQUIM ANTONIO foram homenaeadas diariamente com mimos em forma de carinho e agradecimento, pois ser educadora és uma profissão que requer muita dedicação e compromisso. No dia 14 de outubro, acolhemos nossas professoras com um maravilhoso café da manhã, e uma mensagem para refletirem sobre o tema EDUCAÇÃO FAZ A DIFERENÇA e para finalizarmos as homenagens preparamos um almoço, presenteamo-as com uma agenda personalizada com fotos dos respectivos alunos.